O recente artigo aceito para publicação na revista Food Research International mostra como a técnica de Ressonância Magnética Nuclear (RMN) de baixo campo pode ajudar na distinção de misturas de diferentes variedades de café.
A pesquisa foi desenvolvida pelo aluno de doutorado em física Rafael Oliari e comparou misturas de café robusta e arábica, bem como amostras de café de diferentes estados do Brasil.
Candidata: Tainara Luiza Guerra Costa Título da tese: Estudos teórico-experimentais de híbridos de óxido de grafeno funcionalizados com fósforo, nitrogênio e enxofre Orientador: Prof. Dr. Jair Carlos Checon de Freitas Data: 12/04/2023 Horário: 09:00 Link: https://youtube.com/live/tT9kBIZTjr4?feature=share
Candidato: Joycel Verde Fernández Título da tese: Espectroscopia e relaxometria de RMN aplicadas em estudos envolvendo a síntese de biodiesel por catálise heterogênea Orientador: Prof. Jorge Luis Gonzalez Alfonso Data: 28/03/2023 (terça-feira) Horário: 14:30 Link: https://meet.google.com/wom-qvum-imp
O recente trabalho publicado no periódico Physical Chemistry Chemical Physics apresenta os resultados de caracterização de amostras de óxido de grafeno obtidas a partir de uma rota de síntese com maior quantidade de ácido fósfórico.
Recente estudo publicado na revista Journal of Magnetic Resonance Open mostra os efeitos da interação de moléculas de água adsorvida em materiais carbonosos com planos do tipo grafeno.
A combinação entre resultados experimentais e computacionais permitiu uma melhor compreensão da influência dos planos do tipo grafeno no deslocamento químico obtido em experimentos de ressonância magnética nuclear (RMN) de 1H de água adsorvida em diferentes materiais carbonosos.
Two post-doc positions are available in the group of Prof. Jair Freitas, in the Laboratory of Carbon and Ceramic Materials (LMC – www.carbono.ufes.br), Federal University of Espírito Santo (UFES), in Vitória (Brazil). Details below:
Duas bolsas de pós-doutorado estão disponíveis no grupo do Prof. Jair Freitas, no Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos da UFES (LMC – www.carbono.ufes.br), em Vitória, ES. Detalhes abaixo:
A pesquisa, realizada utilizando um reator hidrotérmico construído por pesquisadores do LMC, foi publicada na revista internacional C - Journal of Carbon Research.
Os pontos quânticos de grafeno foram sintetizados a partir de amostras de óxido de grafite produzidas com grafite reciclado de baterias.
O estudo realizado por alunos e professores vinculados aos programas de pós-graduação de Física (PPGFIS) e Química (PPGQUI) da UFES, utilizando a infraestrutura do LMC e contando também com o apoio do LabPetro e do LUCCAR foi publicado na revista internacional BioEnergy Research.
O estudo realizado por alunos e professores vinculados aos programas de pós-graduação de Física (PPGFIS) e Química (PPGQUI) da UFES, utilizando a infraestrutura do LMC, foi publicado na revista internacional Journal of Nanoparticle Research.