Sensor eletroquímico para detecção de cafeína em solução é construído utilizando óxido de grafeno reduzido
O recente trabalho publicado no Jornal of Solid State Electrocheistry apresenta os resultados da pesquisa conduzida pelo Dr. José Guilherme A. Rodrigues para o desenvolvimento de um sensor eletroquímico destinado a detecção de cafeína, umas das substâncias mais consumidas no mundo e presente em diversos alimentos e fármacos. O óxido de grafeno utilizado na construção do sensor foi produzido no Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos (LMC) do Departamento de Física da UFES, enquanto os testes eletroquímicos foram conduzidos no Laboratório de Desenvolvimento e Pesquisa em Eletroquímica do Departamento de Química da mesma universidade. Por meio de cálculos computacionais utilizando a teoria do funcional da densidade (DFT) foi possível compreender melhor as interações entre as moléculas de cafeína e a superfície do óxido de grafeno reduzido. Os detalhes da pesquisa podem ser acessados diretamente no artigo publicado por meio do link https://doi.org/10.1007/s10008-024-05958-8.
Título: Study of the interaction between caffeine and graphenic materials employing computational analysis and electrochemistry
Autores: José Guilherme A. Rodrigues, Maurício G. S. Barreto, Sidnei B. Gomes Junior, Tárcila M. N. da Silva, Antônio Augusto L. Marins, Gabriel F. S. dos Santos, Gabriel L. Carvalho, João V. B. Del Piero, Flávia C. A. Silva, Tainara L. G. Costa, Wanderlã L. Scopel, Rafael Q. Ferreira & Jair C. C. Freitas.
Parabéns aos pesquisadores envolvidos.