Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos / Laboratório de Plasma Térmico

Estudo mostra o potencial de carvões e cinzas da palha de café na produção de biodiesel

O estudo realizado por alunos e professores vinculados aos programas de pós-graduação de Física (PPGFIS) e Química (PPGQUI) da UFES, utilizando a infraestrutura do LMC e contando também com o apoio do LabPetro e do LUCCAR  foi publicado na revista internacional  BioEnergy Research.

A palha de café, um resíduo da produção agrícola cafeeira no Espírito Santo, foi utilizada para produção de carvões ativados. Estes carvões e as cinzas produzidas a 800 ºC mostraram grande potencial como catalizadores nas reações de transesterificação do óleo de soja para síntese de biodiesel.

A íntegra do artigo publicado está disponível no link https://doi.org/10.1007/s12155-022-10516-z.

Título: Use of Unmodified Coffee Husk Biochar and Ashes as Heterogeneous Catalysts in Biodiesel Synthesis

Autores: Joycel V. Fernández, Diêgo N. Faria, Mariana C. Santoro, Rafael Mantovaneli, Daniel F. Cipriano, Gilberto M. Brito, Maria Tereza W. D. Carneiro, Miguel A. Schettino Jr., Jorge L. Gonzalez & Jair C. C. Freitas.

Parabéns aos alunos e professores envolvidos.

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.