-A A +A
Laboratório de Materiais Carbonosos e Cerâmicos / Laboratório de Plasma Térmico

Palestras Plenárias – 6° Congresso Brasileiro de Carbono –

Estão previstas quatro excelentes Palestras Plenárias. Todas elas já estão confirmadas:

1) Luiz Depine de Castro
    Carbono – O futuro já presente     (Palestra Plenária 1)
     (“Carbon – The future already present”)

2) Jacek Jagiello
    “Development of Methods for Characterization of Nanoporous Carbons from Adsorption Data”  (Palestra Plenária 2)
    (Desenvolvimento de Métodos para Caracterização de Carbonos Nanoporosos a partir de Dados de Adsorção)

3) Malcolm Heggie
    “Graphite - a remarkable and complex material analysed ab initio”    (Palestra Plenária 3)
    (Grafite - um material notável e complexo analisado ab initio)

4) Ado Jorio de Vasconcelos:
    Espalhamento da Luz e Nanoestruturas de Carbono   (Palestra Plenária 4)
    (“Light Scattering and Carbon Nanostructures”)

As duas palestras de pesquisadores nacionais envolverão os líderes de dois grupos que estão apresentando resultados de excelência para o Brasil:

Dr. Luiz Depine de Castro é consultor do Núcleo de Competência para o Desenvolvimento de Tecnologia de Carbono do Centro Tecnológico do Exército que iniciou em 2003 o desenvolvimento da tecnologia de produção de fibras de carbono e outros materiais de carbono a partir das frações pesadas de petróleo com o apoio financeiro da Petrobras. Excelentes resultados têm sido alcançados nesses desenvolvimentos deixando várias tecnologias em condições de serem transferidas para a indústria privada e alcançarem o mercado. O título da Palestra Plenária do Dr. Depine será "Carbono-O futuro já presente" mostrando aonde o desenvolvimento atual das tecnologias dos materiais de carbono, no Brasil e no Mundo,  permite projetar as aplicações desses materiais.

Prof. Dr. Ado Jorio de Vasconcelos é Professor Titular no Departamento de Física da Universidade Federal de Minas Gerais e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 1A, sendo um dos pesquisadores nacionais com maior número de citações (16500 no Web of Science) e fator H =  64. É atualmente Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa e Instrumentação em Nanoespectroscopia Óptica, e membro do Comitê Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Medicina Molecular, do Comitê Científico e Tecnológico da Fundep Participações S.A. (Fundepar), do Conselho Diretor do Centro de Microscopia da UFMG, e do Conselho Técnico-Científico do Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC). No congresso o Prof. Ado fará uma exposição do excelente trabalho que vem sendo executado na UFMG envolvendo a pesquisa e o desenvolvimento de materiais de carbono. A palestra plenária do Prof. Ado junta carbono com 2015 - o Ano Internacional da Luz e das Tecnologias baseadas em Luz (cf. site da Unesco).

As duas palestras de pesquisadores internacionais envolverão líderes em seus campos de atuação:

Prof. Dr. Malcolm Heggie é Professor Titular de Química Física e Computacional da Universidade de Surrey na Inglaterra. Conforme demonstra seu currículo (http://www.surrey.ac.uk/chemistry/people/prof_malcolm_heggie/), ele apresenta uma importante publicação de artigos, livros e capítulo de livros em materiais de carbono, sendo um dos pesquisadores de maior conhecimento na estrutura do grafite (e defeitos) e materiais relacionados. Estudou os danos da radiação em grafite, chegando à conclusão que o modelo histórico de deslocamento atômico não á única maneira que o cristal responde, mas sim que as camadas de grafite (grafenos) devem se prender e também dobrar. Seu modelo invoca um papel fundamental para o deslizamento basal no grafite. No congresso o Prof. Heggie abordará estas e outras questões ligadas à estrutura do grafite, grafeno e materiais relacionados. Ele discutirá o moderno método de cálculo ab initio, que nos oferece a possibilidade de dar uma olhada mais de perto nas energias de formação e dinâmica de movimento dos defeitos no material. Podemos ainda informar que o Prof. Heggie tem excelente habilidade didática (e ninguém da área de carbono deveria perder a sua apresentação - pelo conteúdo e pela didática).

Dr. Jacek Jagiello é autor e coautor de mais de 95 publicações científicas, incluindo dois capítulos de livros, quatro patentes norte-americanas, e mais de 40 palestras convidadas apresentadas em conferências internacionais. Recebeu mais de 3000 citações e é um dos cientistas mundiais com maior conhecimento no fenômeno da adsorção de gases em materiais carbonosos. Atualmente o Dr. Jagiello trabalha na Micromeritics no desenvolvimento de métodos de interpretação e modelagem de medidas de adsorção. Seus interesses de pesquisa estão focados em propriedades de adsorção de materiais não porosos e porosos - com especial interesse no avanço da compreensão e caracterização dos carvões ativados. Colaborando com vários grupos científicos internacionais, Dr. Jagiello contribuiu para a pesquisa na área de adsorção de diversos gases em materiais porosos. Na conferência o Dr. Jagiello fará uma revisão dos modernos métodos de caracterização de materiais carbonos nanoporosos, incluindo a técnica baseada em DFT (teoria do funcional da densidade).

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910